"Podem esperar muito trabalho", promete novo técnico do Salgueiro
Apresentado ao elenco do Carcará, Evandro Guimarães vai comandar a equipe sertaneja na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. A estreia é dia 25 de maio

|
Evandro Guimarães tem o primeiro contato com o time do Salgueiro (Foto: Darlando Barros / Arquivo Pessoal)
|
|
A era Evandro Guimarães no Salgueiro começou. O treinador, que terá a missão de comandar o Carcará durante a Série C do Campeonato Brasileiro, foi apresentado ao elenco e também pôde ter o primeiro contato com o torcedor salgueirense que compareceu ao estádio Cornélio de Barros. De acordo com o técnico, o convite da direção foi feito logo a pós a saída de Sérgio China.
–Eu venho de três anos consecutivo, graças a Deus, ganhado troféu na Bahia. Campeão baiano do interior, vice-campeão estadual e neste ano conseguimos a passagem para a segunda fase da Copa do Brasil e, em seguida, recebi o convite do Salgueiro, já na saída do China. Ficamos conversado e eu esperei o jogo da Juazeirense contra o Botafogo para a gente definir. Depois do jogo definimos tudo certinho. Estou muito feliz em estar aqui. É um prazer para mim – disse Evandro Guimarães, em entrevista ao radialista Darlando Barros.
Em sua primeira entrevista no comando da equipe sertaneja, o técnico mostrou que conhece a trajetória do clube.
– É uma equipe que nós já conhecemos. Tive a oportunidade de trabalhar contra o Salgueiro na Série B, quando eu estava no Barueri (2011). Nessas oportunidades, nós fomos conhecendo a equipe e o Salgueiro vem chegando em competições importantes e isso faz com que a gente vire os olhos para essa equipe. E, da mesma forma como o clube sonda, monitora e mapeia os profissionais, nós também mapeamos os clubes que, mais ou menos, têm o perfil que nós podemos trabalhar – afirma o treinador.
Além do conhecimento que tem sobre o Salgueiro, Evandro ouviu conselhos de Marcelo Chamusca, técnico responsável pelo acesso do time para a Série C e pela melhor campanha da equipe na Copa do Brasil, quando chegou nas oitavas de final, em 2013. Para esta nova jornada em sua carreira, o treinador disse que não vai faltar dedicação.
– O Marcelo Chamusca me contou maravilhas sobre o Salgueiro. Depois, o clube já tem uma história, chegando em todas as competições. A tradição de montar boas equipes faz com que todos os profissionais queiram trabalhar aqui. Imagine quantos treinadores não foram oferecidos ao Salgueiro neste curto espaço de tempo? Eu imagino que muitos. Isso acontece. Eu estava anunciando a saída da Juazeirense e meu ex-diretor me mostrou várias chamadas de empresários oferecendo treinador. Uma coisa que eu tenho quando chego nos clubes, é a minha dedicação e carinho com o clube e com a minha profissão. Minha dedicação é total. Vou procurar fazer meu trabalho com muita entrega, respeito a todos. Venho aqui para tentar fazer o melhor para a cidade, dar resultado, porque treinador tem que ter resultado, e, principalmente, manter um ambiente agradável e de paz no nosso trabalho - projeta.
CARACTERÍSTICA DE JOGO
– Eu gosto de uma equipe que jogue bonito, que jogue para frente, uma equipe rápida. Mas nós temos que analisar cada atleta. Você não pode exigir do atleta algo que foge da característica dele. Primeiro, temos que analisar a característica de cada um, respeitar o espaço deles, porque é dentro desse respeito que nós vamos implantar nosso sistema e nosso modelo de trabalho. Eu tenho um modelo muito simples de trabalho. Venho de uma escola diferente, trabalhei muito tempo fora. Passei 14 anos fora do Brasil. Em minha formação tenho nível da UEFA, minhas plataformas e modelos de trabalho são muito intensos, rápidos, minha cobrança é muito alta, tenho um nível de cobrança muito alto. Já sou rotulado no mundo do futebol como treinador chato em termos de cobrança, mas tenho u bom convívio com os atletas. Meu ambiente de trabalho com minha comissão técnica e meus gestores é da melhor maneira possível. Toda cidade que passo, faço amigos que nos cercam, nos atendem. Então, o que podem esperar de mim é muito trabalho. Isso é uma promessa minha. Muito trabalho. Do mais, nós vamos lutar para buscar nosso espaço.
O ELENCO
- O Salgueiro é tradicional por montar elenco bons. Nós não podemos esperar algo que não seja isso, porque já deixou uma impressão boa na Copa do Nordeste, que é difícil de trabalhar, no estadual, sempre chegando entre os primeiros. Só de chegar entre os primeiros demarca um território e deixa um recado muito importante para nós profissionais.
METAS PARA A SÉRIE C
- Estou chegando em uma equipe que eu creio que quer chegar, quer brigar. Estou na cabeça com esse mesmo objetivo, que nós podemos fazer uma Série C para brigar lá em cima, quem sabe brigar pelo acesso. Mas não vou prometer o que nós ainda não começamos. O que vou prometer é muito trabalho e um modelo de trabalho muito intenso, um bom ambiente, um ambiente de trabalho onde nós possamos conviver tranquilamente, em paz, fazendo com que nossa torcida se aproxime para a gente fazer uma bela temporada este ano.
|